As necessidades do seu cliente mudaram… Seu negócio precisa mudar também!

Na aula de abertura do Resilientes Summit — o maior movimento ONLINE e GRATUITO para ajudar você a se reorganizar e fazer o Brasil crescer de dentro da sua casa, neste momento de pandemia —, o CEO da Be Academy, Bruno Pinheiro, falou sobre a necessidade de encontrar um novo direcionamento

POR TARCISIO ALVES
JORNALISTA E COPYWRITER

Esqueça o problema que você e o seu negócio resolviam para o seu cliente até semanas atrás. No atual cenário de pandemia de COVID-19, as necessidades do seu cliente mudaram, e o seu negócio precisa mudar também.

Esse foi o principal conselho que o empreendedor digital e CEO da Be Academy, Bruno Pinheiro, deixou para os empreendedores que acompanharam, via internet, a aula de abertura do Resilientes Summit — o maior movimento ONLINE e GRATUITO para ajudar você a se reorganizar e fazer o Brasil crescer de dentro da sua casa, neste momento de pandemia.

O movimento consiste de três lives diárias, com diferentes líderes da Nova Economia, que, ao longo de 30 dias, vão ensinar você a reinventar seu negócio e readaptar-se à nova realidade.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, dentro de três módulos e horários: 1) Maratona Home Office, às 10 horas; 2) Maratona Donos de Escolas, às 15 horas; e 3) Maratona Reinvenção, às 20 horas.

Na aula inaugural, que aconteceu dentro do módulo Maratona Home Office, Bruno Pinheiro lembrou que, até semanas atrás, qualquer produto ou serviço resolvia um determinado problema dos clientes, e todo discurso deveria ser focado nisso. “Uma loja de roupa, por exemplo, procurava deixar as pessoas mais elegantes”, exemplificou. “Agora, o discurso tem que focar na sobrevivência.”

Em linhas gerais, a preocupação com a sobrevivência será o foco das pessoas nos próximos meses (até porque não se sabe até quando essa crise irá durar). Assim, as empresas precisam se ajustar o quanto antes para resolver esse novo problema dos seus clientes, de acordo com as áreas em que atuam. 

“Seu produto ou serviço talvez não seja mais tão importante para as pessoas nesse exato momento”, disse Bruno, acrescentando que “vocês vão precisar se reinventar e preparar um novo discurso para os seus negócios”.

Readaptação passa por reorganização do negócio

Para Bruno Pinheiro, as empresas devem esquecer planejamentos a médio e longo prazos. “É preciso reencontrar a direção para as próximas uma ou duas semanas. Não dá para planejar nem um mês. Esqueça! O planejamento, agora, é semanal”, frisou. “Estamos entrando numa nova era, e vocês têm que ser ágeis para conseguir achar soluções.”

Na opinião dele, o MVP (minimum viable product), conceito utilizado pelas startups, é um forte aliado dos empreendedores nesse sentido. “Eu preciso pensar como eu consigo soltar o meu produto de uma forma básica para que ele funcione neste momento”, comentou.

Pergunte a si mesmo como minimizar prejuízos, por exemplo, cortando custos, renegociando contratos e avaliando como consegue continuar gerando receita agora.

Outro ponto fundamental é reorganizar o time para fazer a melhor gestão home office possível, ressaltando que, na grande maioria dos casos, as pessoas rendem mais. Veja o passo a passo dado pelo empreendedor digital:

  • Se você está sem direção, reúna-se com seu time para encontrar uma, levando a empresa para o online e readaptando o produto para essa nova realidade;
  • Acabe com a mentalidade de que o online não funciona. Ou é o online ou não é! O mundo presencial não existe mais neste momento;
  • Use ferramentas como o Zoom, e o Telegram para reuniões e comunicações entre o time;
  • Já as tarefas devem ser listadas em ferramentas como Meister Task e Trello. Dica: a ferramenta que vc utilizar deve ser muito simples e precisa, tão simples que as pessoas não precisem de treinamento para utilizá-las;
  • Redesenhe as tarefas do dia a dia de cada um, porque elas não são mais presenciais e sim online e distribua essas tarefas;
  • Faça reuniões diárias com a equipe. Quais serão os rituais que sua empresa terá a partir de agora? Faça uma reunião de 15 minutos com a diretoria, que, depois, vai se reunir com seus departamentos. O objetivo é alinhamento, passar direcionamento para as pessoas do que precisa ser feito;
  • Você precisa trazer o seu time com você e dizer que essa é a nova realidade para chegar no final unidos e muito fortes.

Continue a ouvir seus clientes

Bruno Pinheiro lembrou que, se você não encontrar uma nova direção com o seu time, outro caminho é tentar obter essa resposta com os clientes. “Se não conseguir falar com eles, crie uma pesquisa no Google Drive, perguntando como você acredita que nós podemos te ajudar e qual é o seu maior problema”, aconselhou.

Até porque, segundo ele, “a maior fortuna que vocês têm hoje é a carteira de clientes”. “O maior problema, agora, é a sobrevivência. Como você pode ajudar o seu cliente a sair dessa?”

Um ponto a ser considerado é que as pessoas, provavelmente, não vão se comprometer com produtos de alto valor ou de longa duração. “Você tem que ter entregas e soluções mais rápidas e baratas. Ou, então, você não vai conseguir continuar”, afirmou.

Aliás, nunca fez tanto sentido uma frase que o próprio Bruno Pinheiro costuma repetir: “Ou o seu negócio está na palma da mão dos seus clientes ou você está fora do mercado”.

Por outro lado, apesar de todos estarmos em um momento de vulnerabilidade, o CEO da Be Academy acredita que, depois da crise, vamos estar muito mais vitais. “Eu estimo que serão três meses que vão mudar as nossas vidas, mas nós somos resilientes, vamos nos reinventar e sair dessa melhores.”

O último conselho dado por Bruno Pinheiro é trazer o time para o seu lado: “Você tá comigo?”. E mais: “Busque clareza no que fazer. O objetivo dessas lives é trazer clareza para você e o seu negócio”, emendou.

Um projeto que já nasce vitorioso

O Resilientes Summit foi idealizado em 24 horas pelo time da Be Academy e, dois dias depois, entre 15 e 20 mil pessoas já haviam acessado a página do evento. Dessas, mais de 4 mil pessoas se cadastraram.

Todas as aulas serão gravadas e os links estarão no grupo do evento no Telegram. Quer ter acesso a todas as aulas em pdf e também aos vídeos completos das discussões? Então, clique aqui para se cadastrar no maior movimento ONLINE e GRATUITO para ajudar você a se reorganizar e fazer o Brasil crescer de dentro da sua casa.

Ao fazer isso, você poderá se cadastrar também no grupo exclusivo do Resilientes Summit no Telegram. Lá, além de receber todas as informações sobre este movimento, você será presenteado com o best seller de Bruno Pinheiro Empreenda Sem Fronteiras, no formato pdf.

Comece também a usar a hashtag #EuFaçoOBrasilCrescer, porque você é a única pessoa capaz de fazer isso. E junte-se ao movimento da Be Academy pela capacitação de pessoas para atuar em 40 profissões da Nova Economia, em um portal com cursos dados por líderes da Nova Economia, a R$ 60 mensais.

“Nós estamos juntos nessa e vamos te ajudar a sair dessa”, convida Bruno Pinheiro. “Agora é o momento de se atualizar, se reinventar, procurar informação, e nós da Be Academy estamos aqui para isso.”

Não pare por ai!
Veja mais