21 mar 2019

Criatividade é mais do que meio caminho andado para aprender, na prática, a tirar uma ideia do papel e implementá-la com sucesso

POR TARCISIO ALVES
REDATOR E COPYWRITER

Hoje, a Easy Taxi opera em 400 cidades de nove países da Latina e possui 500 mil motoristas cadastrados — 140 mil deles no Brasil, onde transportam cerca de 3,5 milhões de usuários. Mas você sabe como essa startup conseguiu seus primeiros taxistas?

Era 2011 e quase não havia pessoa com planos de dados em seus smartphones — até porque existiam poucos smartphones no Brasil. No Rio de Janeiro, em especial, quase todos os taxistas tinham um Nextel.

O desafio de Tallis Gomes, conforme narra em seu livro Nada Easy (Editora Gente), era convencer os taxistas a comprar smartphones e homologar um plano de dados para começar a operar com o aplicativo da Easy Taxi — que, obviamente, eles não conheciam.

Para realizar a tarefa, Tallis rodou a pé, sob um sol de 40 graus, todos os pontos de táxi da zona sul carioca, ao lado do sócio, Daniel Cohen.

Um dia, passando em frente ao Shopping Rio Sul, em Botafogo, onde ficava um dos postos que vendiam GNV barato, um taxista chamou Tallis para mostrar o novo aparelho de DVD que havia comprado para seu táxi. Ao dar play, começou a rodar um filme pornô…

O taxista justificou que fazia aquilo para relaxar depois do almoço.

Mesmo constrangido, Tallis sacou seu smartphone do bolso e explicou ao motorista que ele não precisava de um DVD para assistir a esse tipo de filme: era só comprar um celular como aquele e, tendo um bom plano de dados, Tallis ensinaria um “macete” para assistir pornôs de forma gratuita.

“Celular + filme pornô de graça”

No mesmo dia, o empreendedor foi para casa e produziu uma espécie de voucher, com os seguintes dizeres: “Celular da Easy Taxi com filme pornô de graça. Ligue para [número de telefone do Tallis] e reserve o seu; 5% de desconto até o dia XX [em geral, 10 dias de prazo]”.

A partir do dia seguinte, Tallis e o sócio continuaram a percorrer pontos de táxi, porém, agora, distribuindo panfletos e mostrando filmes pornô aos motoristas. A estratégia deu certo. E funcionou mais ainda quando Tallis disse aos taxistas que, para que eles conseguissem assistir aos filmes de graça, era necessário ficar logado na plataforma da Easy Taxi por, pelo menos, 5 horas.

É claro que, ao instalar um ícone na tela do smartphone para dar acesso ao site de filmes, Tallis colocava ali também o app da Easy Taxi. Estava resolvido o problema não só de conseguir taxistas mas, também, de disponibilizá-los aos clientes finais e fazer com que a plataforma, de fato, cumprisse sua proposta inicial.

Agora, bastava divulgar massivamente a Easy Taxi para que as pessoas pudessem utilizar o serviço. O importante é que a primeira barreira havia sido quebrada.

Tallis Gomes partiu para novos voos

Essa história ilustra a maneira criativa que, muitas vezes, o empreendedor precisa lançar mão para dar o start no negócio ou inovar. Enquanto muitos apostavam no fim dos táxis, por causa da chegada (e do sucesso) do Uber, empreendedores como Tallis Gomes viram nesse segmento uma oportunidade a ser aproveitada.

E as oportunidades se multiplicaram nesse mercado. Desde janeiro, a Easy uniu-se à Cabify para operar de forma conjunta globalmente, juntando serviços de corridas feitos por particulares aos de táxis. Assim, usuários do Cabify podem solicitar um táxi da Easy em todas as cidades onde o aplicativo opera, seja no Brasil ou no exterior.

Tallis Gomes, por sua vez, não está mais à frente da empresa. O fundador da Easy Taxi, agora, gerencia o marketplace de beleza e bem-estar Singu, oferecendo emprego a profissionais autônomos e serviços de estética e wellness por valores até 40% abaixo da média do mercado.

Além disso, Tallis Gomes é um dos facilitadores da be.academy, sua EdTech de negócios. No MBA de Marketing e Negócios Digitais, ele é o responsável pela disciplina de Organizações Digitais. Já no MBA de E-Commerce, Tallis ensina sobre Marketplace.

Você pode saber mais sobre o Tallis assistindo à websérie Empreendedores que Constroem o Amanhã, que traz os bastidores das startups de sucesso.

Leave your thought