“Conhecimento é poder”, diz Ana Tex, especialista em marketing digital

Ela recomenda a profissionais e empreendedores compartilhar conteúdo para orientar as pessoas e ganhar escala durante a pandemia. Especialista participou da Maratona do Digital, dentro do Resilientes Summit — o maior movimento online e gratuito para reinventar seu negócio e adaptar-se à nova realidade, promovido pela Be Academy

POR TARCISIO ALVES
JORNALISTA E COPYWRITER

A crise de coronavírus pegou grande parte das pessoas desprevenida. Não faltam profissionais, de diferentes áreas, sem saber que direção seguir neste momento. Isso é um fato. Mas também há exemplos de gente que está se reinventando e conseguindo encontrar uma luz no final desse túnel cuja extensão ainda é desconhecida.

Esse foi o tom da participação da empreendedora, palestrante e consultora em marketing digital Ana Tex na Maratona do Digital, dentro do Resilientes Summit — o maior movimento online e gratuito para reinventar seu negócio e readaptar-se à nova realidade, promovido pela Be Academy.

Entrevistada pelo CEO da edtech de negócios, Bruno Pinheiro, ela afirmou que não só empresas, mas diferentes profissionais, precisam se reinventar. Isso vale para dentista, cabeleireiro, fotógrafo, professor de dança, coach, dono de academia…

“Não é o fim do mundo, existe salvação!”, exclamou Ana, que contou o caso de uma diarista carioca que perdeu o emprego e começou um negócio de mentoria de limpeza, em grupos de Whatsapp, cobrando R$ 29,90 por pessoa e fazendo quase R$ 900 por semana.

Na visão de Ana Tex, todo mundo possui um conhecimento específico de potencial “milionário”. “Conhecimento é poder”, disse ela, que dividiu os profissionais (e empresas) em dois grupos, atualmente: os que precisam se reinventar totalmente e os que têm que se readaptar — nos dois casos, porém, a recomendação é utilizar estratégias de marketing digital.

Vídeos são as novas vitrines para profissionais e empresas

Uma das dicas dadas pela especialista é fazer videoconferências. “Esta é a grande salvação de muitos negócios”, disse ela, esclarecendo que, hoje, é possível orientar clientes e potenciais clientes a distância, via internet, e ganhar escala, atingindo cada vez mais pessoas. “Na internet, tem tudo o que é tipo de informação, mas tem gente que compra orientação”, observou.

Bruno Pinheiro concordou e aconselhou a audiência a gravar vídeos. “Foque em produzir conteúdo”, recomendou ele. Ao que Ana Tex sugeriu aos produtores de conteúdo pensar nos problemas das pessoas, em suas dores, e, na hora de bolar os títulos, pensar no que elas buscam.

Para fazer a divulgação, segundo ela, é importante seguir o modelo AIDA, ou seja, chamar a Atenção das pessoas, despertar o Interesse e, a seguir, o Desejo, para que ela partam para uma Ação — ou seja, consumir informação e até comprar um produto ou serviço.

A especialista deu várias dicas para empreendedores de áreas específicas. Salões de cabeleireiros, por exemplo, podem ensinar clientes a se cuidar em casa e oferecer pacotes e descontos, após a crise, para quem consumir esse conteúdo. Da mesma forma, donos de academias e personal trainers podem dar aulas via internet. “Você tem que se reinventar e criar um outro tipo de serviço para a demanda atual”, frisou Ana.

Bruno Pinheiro lembrou que o mais importante neste momento, principalmente para quem perdeu faturamento, são os clientes e o seu próprio time de colaboradores. “Faça um exercício de conhecer seus clientes e, principalmente, seus melhores clientes, que podem (e querem) continuar pagando pelos seus produtos ou serviços”, recomendou ela.

Ana Tex citou algumas novas profissões que podem abrir caminho para quem está perdido neste momento — todas ligadas à internet, como designer de posts em redes sociais. “Quase tudo dá para se fazer online”, emendou Bruno Pinheiro. “Muita gente que conhecer o digital agora não vai querer mais sair”, garantiu Ana.

Cadastre-se e não perca nenhum conteúdo do Resilientes Summit

Com três lives diárias, o Resilientes Summit traz especialistas de diferentes áreas, falando sobre Home Office, Educação e Reinvenção do Negócio, entre outros temas.

Para ter acesso a todas as aulas em PDF e também aos vídeos completos das discussões, clique aqui para se cadastrar no maior movimento ONLINE e GRATUITO para ajudar você a se reorganizar e fazer o Brasil crescer de dentro da sua casa.

Ao fazer isso, você poderá se cadastrar também no grupo exclusivo do Resilientes Summit no Telegram. Lá, além de receber todas as informações sobre este movimento, você será presenteado com o best seller de Bruno Pinheiro Empreenda Sem Fronteiras, no formato PDF.

Comece a usar a hashtag #EuFaçoOBrasilCrescer, porque você é a única pessoa capaz de fazer isso. E junte-se ao movimento da Be Academy pela capacitação de pessoas para atuar em 40 profissões da Nova Economia, em um portal com cursos dados por líderes da Nova Economia.

Assista abaixo ao conteúdo completo desta aula:

Não pare por ai!
Veja mais