O que as escolas devem fazer na crise

Na condição de CEO da Be Academy — uma escola de negócios da Nova Economia —, criei um grupo gratuito no Telegram destinado a donos de escolas, professores, coordenadores e pedagogos para ajudá-los a enfrentar a crise causada pela pandemia de coronavírus

O grupo de emergência, destinado a esse público, se chama SOS Escolas Online. Para fazer parte, acesse: bit.ly/donodeescola.

Esse programa funciona da seguinte forma:

  • Temos um grupo no Telegram, onde passamos as instruções a serem seguidas;
  • Temos outro grupo, apenas para chat e interação entre os participantes;
  • Estão sendo feitos encontros online, onde passamos conteúdo com especialistas da área (postaremos o cronograma no grupo);
  • As videoaulas serão disponibilizadas no grupo.

Para os próximos encontros, já temos confirmados Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech; Arno Krug CEO da Mapple Bear; e Daniel Cavalcante, que atende os grandes grupos educacionais no Brasil e criou um comitê de crise para a instituições de ensino.

Sobre o cenário atual.

Esperamos que isso não aconteça, mas precisamos estar preparados para pelo menos 90 dias de recesso. Mesmo que o governo dê férias coletivas, essa é a pior saída nesse momento, pois, quando voltarem, estarão mais perdidos que agora. Não façam isso, comecem desde já a agir!

Precisamos começar a nos preparar para o regime de trabalho home office. Os alunos em casa e nós, como educadores, devemos oferecer atividades extracurriculares aos nossos alunos, para educar e entreter. Devemos aceitar a realidade 100% online e nos readaptar. Não adianta fugir, não teremos saída — pelo menos por algum tempo. No final, será um grande aprendizado e sua escola estará dentro das casas dos alunos, mais próxima da família, e vocês terão crescido muito. A ajuda dos pais e responsáveis será crucial.

Teremos que reeducar, primeiro, a nós, e, depois, os professores. Em seguida, os pais e, por fim, os alunos. Será uma quebra de padrão brusca e que nos fará crescer muito.

A palavra é readaptar e reinventar. Sabemos que o presencial é muito mais efetivo, mas a realidade é: 100% online.

Na minha concepção, 90% das atividades podem ser readaptadas para o online, basta repensar.

Não se deve atentar nesse momento ao MEC, se vai ser válido ou como dia letivo, e sim em iniciar o seu MVP (mínimo produto viável, conceito de startups no qual se testa um produto com o cliente) de atividades online. Se você começar agora, em 30 dias estará muito melhor. Veja como atividade extracurricular. Não deve se atentar também à qualidade da gravação dos vídeos, pois é muito mais válido um conteúdo gravado “caseiramente” do que nada feito.

Há duas formas de transmitir e entreter seus alunos: aulas pré-gravadas e aulas telepresenciais ao vivo. Acreditamos que deve ser feita uma mescla entre os dois formatos.

Falando-se em tecnologia, neste momento, muitas empresas estão disponibilizando suas plataformas gratuitamente. Aconselhamos acessar plataformas de fácil utilização e que não necessitem de treinamento para usá-las. Basicamente, você vai precisar de duas tecnologias:
1- Área de membros para hospedar os vídeos;
2- Plataforma de transmissão de vídeos (sugestão: Zoom).

Aconselhamos preestabelecer duas horas de atividades por dia. Para isso, tente fazer uma atividade semelhante à que acontece em sala de aula, incluindo os rituais, intervalos para comer, exercícios, leituras etc. Tudo de forma readaptada.

Faça um cronograma diário para os país, incluindo tempo de atividade, atividade a ser feita, explicação e o material de apoio, incluindo vídeos do professor, links externos e sugestões de leituras.

Instrua seus professores a gravarem vídeos e começar a enviá-los com o cronograma. Em seguida, postar na área de membros e, em breve, estarão todos craques do digital. Os professores terão que gravar os vídeos em casa. Para isso, devem ter apenas uma boa iluminação e uma parede com fundo branco, gravando do próprio celular mesmo. Melhor feito do que perfeito, essa é a realidade.

Imaginem as famílias em casa, com seus filhos, sem nada para fazer… Vocês têm papel fundamental nesse momento e devem agir, entretendo e ao mesmo tempo educando.

Divulgue o grupo aos interessados do universo acadêmico: bit.ly/donodeescola

A cada encontro, iremos postar aqui o resumo do que foi abordado.

Espero ter ajudado com esse conteúdo.

Abraços,

Bruno Pinheiro

CEO Be Academy – A sua Escola de Negócios Digitais
www.beacademy.com.br

Não pare por ai!
Veja mais